LGPD: O CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS FÍSICOS E DIGITAIS
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor e as multas e sanções começarão a ser aplicadas em agosto.
Para quem lida diariamente com documentos físicos e digitais, é necessário realizar algumas ações para preservar os dados dos clientes e não ocasionar em sofrerem sanções.
Confira algumas ações que podem ajudar as empresas:
Como gerenciar os dados
O primeiro passo é produzir um inventário de dados, que pode ser dividido nas seguintes categorias:
? Ativos: ferramentas e plataformas que armazenam os dados;
? Atividade de tratamento: processos que envolvem as coletas dessas informações;
? Bases de fornecedores: tudo que é armazenado de terceiros;
? Entidades jurídicas: eventuais contratados para coletar e processar informações pessoais - é necessário registrar quais métodos e meios foram utilizados.
Após produzir o inventário, é necessário fazer um relatório de conformidade. Ele determinará, portanto, o tempo que cada dado ficará armazenado. É necessário haver atenção quanto a isso: caso a autoridade responsável solicite uma auditoria, esse documento deverá ser apresentado.
O ciclo da vida do documento
Uma das exigências da lei é para que todo documento que contenha dado pessoal tenha um ciclo de vida definido, e a empresa deverá processar, armazenar e, após o término de sua finalidade, destruir ou armazenar esse material.
Para tanto, é necessário a criação de um programa de privacidade para gerenciar todo o processo. O controlador e o operador devem manter o registro das atividades de tratamento. Ele precisa identificar quais tipos de papéis/dados são arquivados, a finalidade de cada um e a temporalidade. Sempre de acordo com as bases legais.
Como guardar o documento físico
Em casos que possuem a necessidade de destruições de documentos, isso só pode acontecer após um tempo mínimo de armazenamento. Enquanto isso, este documento precisa ser acomodado em local que tenha restrição de acesso, vigilância e climatização. Deve ser cuidado para não haver degradação.
Como descartar os documentos
O descarte do dado deve acontecer de maneira segura. Existem empresas especializadas neste tipo de serviço, principalmente quando físico. Após a destruição, as empresas emitem um certificado que comprova o encerramento correto do ciclo de vida do documento.
Programa de Reescalonamento de Pagamento de Débitos no Âmbito [...]
O comitê gestor do [...]IRPF2022 para MEI: quando declarar!
Uma das formas que os [...]Imposto de Renda 2022: saiba quais testes de Covid-19 poderão [...]
Em 2021, muitos brasileiros [...]