CRC/SC-010321/O-5

A importância do DP para a empresa e colaboradores


O Departamento Pessoal, mais conhecido como DP, tem por responsabilidade, cuidar para que a empresa esteja de acordo com a legislação trabalhista e previdenciária, a fim de evitar penalidades e, garantir que os colaboradores recebam o que é de direito, de acordo com normas da lei.

Desde que você entra na empresa até sua saída, o DP está envolvido. Os seus documentos entregues, ficam arquivados, em uma pasta pessoal no setor.

Como nossa legislação tem muitas exigências, acaba sendo necessário ter que assinar e fazer cópias de diversos documentos e realizar exames.

O documento assinado pode ser a garantia da empresa que o trabalhador, por exemplo, optou por não receber vale-transporte.

É competência do Departamento Pessoal a execução das seguintes atividades: admissão, atualização cadastral, cálculo de rescisão, concessão de licenças, afastamentos, férias, controle de ponto, benefícios, declarações acessórias, cálculo de folha, 13º e diversos outros afazeres que envolvam a relação legal entre empresa e colaborador.

Algumas empresas optam por contratar colaboradores para tratar os processos de admissão, manutenção e desligamento de pessoas de forma específica. Por exemplo, um colaborador especialista em rescisão, outro especialista em admissão. Outras preferem generalistas, que entendam e executem todo o processo. Há ainda as empresas, que optam por terceirizar o serviço, contratam escritórios contábeis, consultorias ou profissionais autônomos.

O DP é extremamente importante para que as empresas cumpram a legislação e os colaboradores recebam o que é devido, além de poder tirar suas dúvidas.

 

Fonte: Contábeis

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidadePolítica de Cookies e nosso Termo de uso.

Concordo