CRC/SC-010321/O-5

25 de abril: Dia do profissional da área contábil


O dia do profissional da área contábil surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira. 


A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158 de 30 de junho de 1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil. 


A data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa. Os profissionais da área hoje atuam como braço direito dos gestores, auxiliando na tomada de decisões, de modo a alcançar os objetivos do negócio. 


O papel do profissional contábil mudou muito desde a criação da data. No país, até os anos de 1960, eles eram chamados de guarda-livros. Isso porque tinham a função exclusiva de registrar dados e organizar os livros mercantis das empresas. 


Aos poucos, esse processo exclusivamente manual foi deixado em segundo plano para dar lugar a uma atividade mais estratégica. Os profissionais passaram a se espacializar na área da contabilidade e, com isso, ganharam um papel ativo nas empresas. 


A trajetória da profissão foi marcada por diferentes momentos até chegar ao que representa hoje, Houve a época em que contabilistas eram responsáveis por controlar o negócio, realizando a gestão de processos com foco na redução de riscos. Depois, sua função era de analizar e planejar, participando da estratégia da empresa, focando nas tomadas de decisões e nas análises financeiras do negócio. 


Além disso, pode ter uma relação mais próxima dos líderes e, dessa forma, auxiliar em temas financeiros, contábeis e tributários, atuando como um aliado estratégico na expnsão da empresa. 


Atualmente, com a era digital, o profissional é responsável pela gestão orçamentária, mapeamento de gastos e investimentos, tributação e legislação. Com o surgimento do computador e com a tranformação digital, mudou como as novas ideias são aplicadas nos escritórios contábeis. 


No Brasil, os profissionais da área comemoram a profissão em várias datas diferentes, por exemplo: Dia do Empresário da Contabilidade (12 de janeiro); Dia do Contador (22 de setembro); Dia do Técnico em Contabilidade (20 de setembro).

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidadePolítica de Cookies e nosso Termo de uso.

Concordo